portal da FAMED


Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Faculdade de Medicina


Laboratório de Informática

Última atualização: 2010-03-29

Valid HTML 4.01 Strict voltar à página principal

Acesso Rápido ...







Reservas


Para fazer uma reserva:

  1. Consulta o sistema de agendamento de salas em:
    http://www.famed.ufrgs.br/site-old/agendamento/week.php?area=6
    para var se os dias e horários desjadas são disponíveis.
  2. Envia seu pedido de reserva ao coordenador do laboratório (Prof. Paul Fisher (paul.fisher@ufrgs.br) com os seguintes dados:

Apos realizar a reserva no sistema de agendamento, o coordenador enviará uma cópia da reserva, para quem pediu, com um elo que permitirá conferir a reserva no sistema de agendamento. O coordenador também enviará uma copia da reserva para a direção da faculdade para liberar acesso ao laboratório no dia e horário marcado.

Para docentes ou coordendores de atividade que estão usando o laboratório pela primeira vez, e aconselhável marcar um encontro com o coordenador (Prof. Paul Fisher (paul.fisher@ufrgs.br) para receber uma orientação básica (20-30 minutos) para evitar problemas na hora da atividade.

No caso do cancelamento de uma atividade, por favor informa o coordenador do laboratório (Prof. Paul Fisher (paul.fisher@ufrgs.br) para liberar o dia e horário. Isso se aplica, também, às atividades que fazem parte de reservas repitidas.

Os aplicativos disponíveis nos computadores são identificados na secção "Recursos". No caso que precisa dum aplicativo que não está instalado por favor consulta com o coordenador do laboratório (Prof. Paul Fisher (paul.fisher@ufrgs.br) com pelo menos 30 dias de antecidência da atividade.

Normas


O regente da disciplina ou coordenador da atividade é responsável pelo comportamento dos participantes durante a atividade e pelo estado do laboratório na sua conclusão.

É estritamente proibido no laboratório:

Ao fim de qualquer atividade o regente da disciplina ou coordenador da atividade é responsável por assegurar que:

Recursos


O Laboratório de Informática é um recurso de da Faculdade de Medicina da UFRGS. O laboratório possui os seguintes recursos:

Todas as estações de trabalho rodam o sistema operacional Linux (Ubuntu) com a interface gráfica Gnome ou Xfce. Cada estações de trabalho tem os seguintes aplicativos instalados:

É possível rodar alguns aplicativos nativos do Windows usando o Wine, uma implementação do Windows API para Linux, e alguns aplicativos do DOS usando o DOSBox e DOSEmu, emuladores do DOS para Linux. São instalados em todos as estações de trabalho os seguintes aplicativos de Windows e DOS:

Observação: Novos aplicativos podem ser instalados por pedido escrito do regente de uma disciplina, com 10 dias úteis de antecedência para instalação, configuração e teste. Aplicativos devem ser do tipo software livre ou, no caso de sofware comercial, terem licenças atualizadas para 25 computadores.

Uso:


O recurso é disponível igualmente a todos os departamentos e programas da Faculdade de Medicina para realização de atividades de ensino e pesquisa, observando-se as seguintes prioridades, nesta ordem:

  1. disciplinas da graduação que precisam do laboratório para mais que 50% das aulas ie: disciplinas de informática em saúde, epidemiologia, bioestatistica
  2. disciplinas da pós-graduaçao (strictu senso) que precisam do laboratório para mais que 50% as aulas da discipina ie: disciplinas de informática em saúde, epidemiologia, bioestatistica
  3. disciplinas da graduação que precisam do laboratório para menos que 50% das aulas da discipina
  4. disciplinas da pós-graduaçao (strictu senso) que precisam do laboratório para menos que 50% das aulas da discipina
  5. cursos do Programa de Educação Médica Continuada
  6. uso casual pelos alunos da graduação e pós-graduação na realização de trabalho relacionado às suas disciplinas, sob supervisão de professor da FAMED
  7. atividades de cursos de pós-graduaçao (latu senso), programas de extensão e cursos de especialização
  8. atividades de outras faculdades e entidades de saúde fora da UFRGS

Observação: Todas as atividades de entidades fora da Faculdade de Medicina e qualquer atividade de cursos/ programas dentro da Faculdade de Medicina para as quais haja remuneração de qualquer tipo, podem ser cobrados R$150 por hora reservada para a atividade.

PowerPoint


Enquanto o OpenOffice Impress pode abrir e exibir arquivos PPT criados com o MS Powerpoint, a compatibilidade, as vezes, não é perfeito. Para minimizar problemas por favpr seguir as seguintes orientações na preparação de apresentações usando MS PowerPoint a ser exibidas no laboratório usando o OpenOffice Impress.

A melhor maneira de garantir que sua apresentação é exibida ne forma que foi montada é exportar a apresentação para um documento PDF. Assim a apresentação pode ser exibida usando o "Evince Documento Viewer" (aplicativo parecido como o "Adobe Acrobat Viewer).